sexta-feira, 1 de março de 2013

Administração de medicamentos


Desde que meu pai começou a tomar os medicamentos, minha mãe e eu éramos responsáveis por administrar os horários e as quantidades. Se deixássemos para meu pai fazer isso sozinho, provavelmente - com 99% de probabilidade - ele não faria. Quando meus irmãos estavam em casa, pedia ajuda aos 2, para dar uma variada e aliviada.

Esporadicamente, meu pai ficava bravo e achava que tomar remédio era algo desnecessário. Perguntava "pra que isso?" e nós respondíamos "para a memória...". Também reclamava do amargor de um líquido - em outras ocasiões, falava que nem tinha gosto, que era "bico" tomar. 

Algumas vezes, meu pai jogou escondido o remédio líquido em uma planta que fica ao lado da mesa. Uma vez meu irmão viu e me contou e outra vez, peguei ele no flagra!

Às vezes ele tinha certeza - erroneamente - que já havia tomado os remédios e reclamava: "é... Não deve ter problema em tomar duas vezes, né. Eu já tomei. Não tem problema né".

Durante uma fase, enrolava para engolir os comprimidos ou aspirar o pó e dizia: "vou tomar, hein! Olha! Tá olhando? Então! Vou tomar!"; aí, dava risada e não tomava. 

Parecia que ele sabia que não sairíamos do seu lado enquanto ele não terminasse de ingerir os remédios, então "abusava" da nossa boa vontade e tirava um sarro da nossa cara. Mas eu sei que não era por maldade.

Ficávamos um tempão ao seu lado, pedindo, quase implorando: "pai... paizinho... vamos tomar o remédio... rapidinho...?" e ele recomeçava com a brincadeira

De vez em quando, funcionava falar que depois de tomar o remédio a gente assistiria um filminho ou que eu precisava ir urgentemente ao banheiro, então era preciso ser rápido. Em outras vezes, ele não se importava com as necessidades fisiológicas alheias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigada por comentar!

Gostaria muito de saber como você convive com a doença de pick.

Se tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão, sinta-se à vontade.

Conto com sua ajuda para tornar este blog melhor!